Português (Brasil)

PRAIA DOS CASTELHANOS COM MAIS SABOR E MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

PRAIA DOS CASTELHANOS COM MAIS SABOR E MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

Sejam bem-vindos ao Restaurante e Pousada Papaco’s.

Compartilhe este conteúdo:

O Chef Ragner da Matta que conduz a cozinha junto com sua mãe, Dalva da Matta, nos conta em detalhes a história de seu pai, o falante Papaco, e apresentando a Hamburgueria Gourmet “Burger House”, direto do braseiro, inaugurada no último verão, anexa ao Restaurante, deixando ainda mais saboroso o cantinho mais charmoso do Balneário.
Afinal, de onde vem este nome, Papaco?
Antônio José, ou melhor Papaco, como gosta de ser chamado, filho homem mais velho de um casal humilde de agricultores e morador de uma casa de estuque, Papaco trabalhou sua adolescência até os 14 anos na lavoura de café com seu pai. Quando com 15 anos de idade resolveu “partir para vida” e na tentativa de melhorar a condição de sua família, resolveu ir para Anchieta no ano de 1982. Nesse período, Papaco do pouco dinheiro que recebia enviava parte para sua família, e em uma dessas ajudas conseguiu realizar o maior sonho de seus pais na época, o de ter uma TV em preto e branco. Próximo a temporada de verão e nesse mesmo ano na Praia do Castelhanos, Papaco foi em busca de um novo rumo, e foi aí que surgiu o convite para trabalhar como copeiro no Restaurante na Praia do Castelhanos. De estatura baixa, Papaco colocava uma caixa de refrigerante vazia para conseguir alcançar a pia, fato este que era motivo de muitas brincadeiras entre seus colegas. É importante dizer que este estabelecimento representou um verdadeiro divisor de águas em sua vida, pois possibilitou que despertasse um verdadeiro espírito de empreendedor.

Após 5 anos, Papaco novamente seguiu seu destino. Em 1987 e com 22 anos, casa-se com Dalva, e dessa união nasceram Rômulo e Ragner. Dalva também de família humilde e filha de pescador se destaca como uma verdadeira fortaleza para Papaco, uma verdadeira guerreira e mulher de muita fé, sempre deu todo apoio em suas decisões. E em uma delas e com muita luta, o casal conseguiu a autorização para a instalação de seu primeiro negócio na praia dos Castelhanos, o “Quiosque do Papaco”, no início comércio simples de madeira.   
O Quiosque do Papaco perdurou até o ano de 2000. Ali foram vividos, como Papaco mesmo diz: “os sacrificantes e melhores momentos da minha vida”. Sempre cativante e muito comunicativo Papaco conquistava seus clientes sempre com muito carinho. Contando com uma boa equipe, o quiosque se destacava, com bom atendimento, qualidade, além do preço justo, aumentando a cada dia o número de clientes. E que tal experimentar a famosa “Peroá frita com batata, mandioca e farofa”?, hoje um dos pratos mais famosos do litoral capixaba, Papaco foi pioneiro na praia dos castelhanos, foi também o percursor na instalação de chuveiro na praia, levando a seus clientes o conforto, depois de um delicioso banho nas águas lindas de Castelhanos.

Hoje aos 53 anos e três netos (Alice, Miguel e Laura) aliado a sua fé e entusiasmo de toda sua família, Papaco se orgulha de abrir o “PAPACO’S RESTAURANTE self service e a lá carte”, e promete encantar aos amantes da culinária de frutos do mar e comida mineira, oferecendo diferenciados pratos com qualidade e sempre preço justo, atendimento de primeira, em um ambiente estilizado e com uma vista privilegiada, “dá para sentir a brisa do mar”, tudo isso para você nosso amigo, se sentir verdadeiramente em casa.
Curiosidade: Os clientes sempre gostam de escutar as histórias, mas a pergunta que sempre perdurou é sobre como surgiu o apelido “Papaco”. Ele conta que um Tio do Rio de Janeiro, quando em visita a Anchieta, disse que ele era muito parecido com um amigo que era sempre muito falante e falava feito um papagaio e também tinha o apelido de Papaco.

Compartilhe este conteúdo: