SEMANA SANTA, RECEITA DE TORTA CAPIXABA
Data de Publicação: 29 de março de 2021 09:18:00 DICA CERTA PARA SABOREAR A TRADICIONAL TORTA CAPIXABA.
A Páscoa é o período que mais se consome um dos principais pratos da gastronomia capixaba, a Torta Capixaba.
Por não comer carne durante a Semana Santa os cristãos dão lugar a outros pratos, como a Torta Capixaba que se tornou uma das principais iguarias do Espírito Santo.
Apesar do consumo ser maior na semana santa, a torta pode ser saboreada em vários restaurantes capixabas, e muito além do sabor o prato com tanta tradição tem uma apresentação de comer com os olhos.
O prato tem mais de 40 anos de tradição é está fortemente ligado ao litoral capixaba, pela abundância de frutos do mar, por meio dos costumes portugueses influenciados pela religiosidade acrescido da panela de barro dos indígenas. Panela de barro – São fabricadas de forma artesanal pelas paneleiras de Goiabeiras - Vitória-ES, há mais de 400 anos. Para ser a tradicional Torta Capixaba, tem que usar a panela de barro, que dá um toque todo especial no prato.
INGREDIENTES
½ kg de palmito natural previamente cozido, ou 2 vidros (moquequinha)
1 kg de bacalhau desalgado e desfiado (moquequinha)
500 g de siri desfiado e cozido (moquequinha)
500 g de caranguejo desfiado e cozido (moquequinha)
500 g de camarão cozido (moquequinha)
15 ovos, sendo: 12 para o preparo da torta e 3 cozidos para decoração do prato
3 tomates picadinhos
3 cebolas picadinhas
10 dentes de alho picadinhos
4 maços de coentro picadinhos
3 maços de cebolinha picadinha
Aproximadamente 15 colheres de sopa de azeite extra-virgem (você usará cerca de 3 colheres para cada moqueca que fará) e regará um pouco no final do preparo do prato
250 g de sururu cozido (opcional)
500 g de badejo ou outro peixe desfiado e cozido (moquequinha)
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Você as fará uma a uma separadamente e só depois irá misturá-las.
Em uma panela coloque um pouco de azeite para dourar uns 2 dentes de alho, amassados e 1 cebola picadinha, acrescentar 1 tomate picadinho e deixar quase desmanchar.
Coloque então coentro e cebolinha bem picadinho, sal e pimenta a gosto.
Colocar então o tipo de fruto do mar que quer preparar e deixar ferver até cozinhar.
Reserve.
Faça isso para cada tipo de moqueca e reserve-as.
Nota: Também deve proceder assim para fazer a moquequinha de palmito, pois, quando for fazer a torta capixaba, deve fazer as moquecas dos frutos do mar e palmito separadamente.
Essas moquecas não devem ter caldo para a que a torta não fique molhada. Depois das moquecas prontas é que você vai misturar tudo (todas as moquecas dos frutos do mar e a de palmito), mexendo sempre para ela dar uma secadinha e para todos os ingrediente se misturem em uma mistura homogênea. Depois bata umas 6 claras em neve, adicione as gemas e misture na torta para dar liga, com ela ainda no fogo. Quando ela estiver sequinha, coloque num tabuleiro untado com azeite, decore com rodelas de ovos, azeitonas e rodelas de cebola (opcional). Bata mais 6 claras em neve, coloque então as gemas e espalhe, cubra toda torta capixaba. Leve ao forno médio até que essa cobertura fique douradinha. Sirva com arroz branco, salada de verduras e um bom vinho tinto.
Foto obtida do CyberCook
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|