MODA SEM GÊNERO
A moda sempre foi uma forma de expressar a identidade das pessoas, e também uma forma de divisão de classe e gênero. Porém de uns tempos para cá o que mais tem se visto nas passarelas são peças usuais, uma moda feita para vestir pessoas e não homens ou mulheres, especificamente. Surge assim o estilo genderless.
Desde sempre a indústria da moda, principalmente, e os padrões ditam o que é para cada gênero. Porém atualmente o grande levantamento sobre as causas LGBTQIA+ e o feminismo tem levado a uma forma de ver a moda como a verdadeira expressão de identidade e essência. A restrição da moda feita para gêneros específicos vem nas modelagens e nos tamanhos que são específicos para um biotipo corporal. A ideia do estilo genderless é ter peças disponíveis no mercado que possam vestir qualquer biotipo, de uma forma confortável e atraente.
(Fotos: Pinterest)
Boa parte do guarda roupa atual da mulher veio de tendências masculinas no passado, que eram os provedores da moda extravagante e criativa. O salto alto era um acessório usado apenas por homens, claro que de formatos diferentes dos atuais, as calças só podiam ser usadas por homens, assim como os blazers, muito preconceito foi enfrentado até que a calça passasse a fazer parte do guarda roupa feminino. Assim como, hoje, saias e vestidos usados por homens ainda são estranhos aos olhos, para muitos, são peças que depois de um tempo se tornaram comuns e usuais ao público masculino. Atualmente, de certa forma, a moda masculina é muito limitada a tendências, sendo que em sua maioria são designadas a mulheres.
A ideia é ver uma peça que te agrada, faz parte do seu estilo e poder vesti-la, sem julgamentos ou sem restrições relacionada a gênero. Não significa necessariamente que uma pessoa usar uma peça direcionada à um gênero especifico, perderá a identidade do qual se identifica, é possível conseguir o equilíbrio com as peças certas. O estilo genderless vai além das roupas, está também nos acessórios, no corte de cabelo e no jeito de se arrumar, com maquiagens e produtos de beleza.
Artistas internacionais como Jared Leto, Harry Styles, Harley Bieber, Billy Porter, Cara Delevingne, entre outros são grandes artistas que são adeptos da moda genderless. As referências para as roupas fazem parte do estilo de vida de cada um e o que querem expressar para o público.
Jared Leto(Fotos: Pinterest)
Harry Styles(Fotos: Pinterest)
HarleyBieber(Fotos: Pinterest)
Billy Porter (Fotos: Pinterest)
Cara Delevingne(Fotos: Pinterest) |
(Fotos: Pinterest)
Os macacões são peças muito vistas no estilo genderless por serem funcionais e confortáveis. É possível fazer combinações mais sexy e mais esportivas.
(Fotos: Pinterest)
(Fotos: Pinterest)
Peças de alfaiataria são comuns, principalmente o blazer, por serem peças em suas maiorias retas e soltas.
(Fotos: Pinterest)
A funcionalidade das roupas é o ponto alto do estilo, podem ser usadas de várias formas e em vários biotipos de acordo com seus tamanhos.
(Fotos: Pinterest)
(Fotos: Pinterest)
(Fotos: Pinterest)
Com o estilo genderless as roupas, acessórios e produtos são compartilhados por pessoas, sem uma definição especifica de gênero, assim as peças podem ser compartilhadas por várias pessoas, aumentando a possibilidade de looks, com um toque de criatividade cada um consegue colocar na peça sua essência.
Por, Ivana Z. Deglesposte.