A MODA CAPIXABA
Durante muito tempo o capixaba foi conhecido como sem identidade, sem sotaque, sem gírias e sem estilo definido, era, supostamente, uma mistura de tudo que já existe. Para alguns estudiosos a negação da cultura capixaba foi devido ao deslocamento necessário para outros estados em busca de estudo, perdendo assim a identidade. O Estado evoluiu, as cidades começaram a crescer, o povo começou a ficar por aqui, o turismo se tornou forte em muitas cidades e a cultura capixaba passou a ser forte em meio ao povo. As paisagens se tornaram símbolos das cidades e as gírias e expressões se tornaram o jeito “capixabês” de se falar.
O estado do Espírito Santo conta com uma rica cultura, belas paisagens e um povo caloroso. As marcas e estilistas passaram a acreditar que as paisagens e o “capixabês” pudessem virar estampas e assim divulgar as belezas do estado e reforçar e valorizar a cultura do mesmo. Marcas foram criadas com o intuito de vender peças somente com estampas de paisagens e símbolos do estado, tendo peças de vestuário, guarda-sol, copos, cangas e muito mais.
A cidade de Colatinaé o maior polo de confecções do estado, conta com as duas maiores empresasdo estado que produzem a nível nacional. Colatina se tornou referênciano ramo atacadista no país, para ajudar as empresas da cidade e dos arredores foi construído um Shopping atacadista para que todas as lojas estivessem localizadas em um mesmo lugar, facilitando assim para os clientes, que antes tinham que rodar a cidade toda a procura dos produtos e das empresas. O shopping hoje tem uma grande e planejada estrutura parareceber clientes de todo o país que procuram por moda feminina, masculina, plus size, fitness, lingerie, moda praia e acessórios em geral. Produzem também eventos de divulgação das coleções com desfiles.
Colatina e Vila Velha fornecem cursos com formação em tecnólogo de design de moda e vários outros cursos da área. A formação e procura por profissionalização na área tem crescido e vem sendo cada vez mais valorizada.
São Gabriel da Palha tem crescido e tem ganhado reconhecimento no setor de jeans, confeccionando para grandes marcas country e casuais conhecidas pela qualidade e durabilidades das peças. O jeans hoje é um dos setores que mais movimenta a economia no estado, automaticamente que mais gera empregos. Fábricas tem buscado mais tecnologias e conhecimento para manter sempre atualizados a nível nacional e internacional.
O maior evento de moda do país, SPFW (São Paulo Fashion Week) já teve em suas passarelas as marcas capixabas Amabilis (2016) e Borana (2019), que foram selecionadas através do projeto Top Five, que consiste na parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design, um projeto de alcance nacional que busca orientar empresas em todos os setores e processos de criação e administração. As mesmas,foram selecionadas pela qualidade de suas peças, estrutura das empresas e a possibilidade de crescimento em escala nacional e internacional após o evento.
No estado a semana de moda foi titulada como Vitória Moda, uma iniciativa do sistema Findes, realização Premium Marketing Promocional, coorealização do Sebrae ES, patrocínio máster do Senai ES e patrocínio do Sesi ES. Seu primeiro ano foi em 2007, desde então o evento vem se tornando cada vez maior. O evento conta, atualmente, com o espaço business, onde as marcas presentes nos desfiles vendem as peças apresentadas no mesmo. O espaço conta também, com uma área em que artesãos regionais apresentam e vendem seus produtos. Oficinas de moda foram criadas com o intuito de mostrar aos visitantes os processos das peças desde o começo. A semana de moda conta também com palestras de especialistas de vários assuntos que envolvem a moda e as várias possibilidades além da confecção que existe no setor.
Em Vila Velha existe a 40 anos o polo de moda Glória que é o maior complexo comercial e de confecções da Grande Vitória. Faz parte desse polo lojas desde tecidos para estofados até os tecidos mais finos e bordados, confecções, lojas de roupas para todas as idades, lojas de acessórios, armarinhos e muito mais. Conta também com a fábrica de chocolates Garoto. O Glória é famoso também por suas lojas de roupas de festas e pelos vestidos de noivas, com uma grande variedade de estilos e preços.
As indústrias de moda do Espírito Santo têm crescido cada vez mais, sendo valorizada principalmente pelo povo capixaba. As marcas passaram a ter reconhecimento regional, nacional e internacional. Levar o jeito capixaba a outros lugares passou a ser motivo de orgulho, motivo esse para estampar nas roupas e acessórios as paisagens e o jeito “ capixabês” de falar e ser.