DÊ UMA CHANCE AS CORES
Sempre se ouve falar das cores e da forma que elas podem nos valorizar, mas nem sempre sabemos como fazer isso. Vamos falar um pouquinho sobre a colorimetria e como ela pode te ajudar no dia a dia. A colorimetria é bem complexa em seus aspectos, mas vamos falar bem superficialmente sobre o mais simples. Ela consiste basicamente na divisão dos tons quentes, frios e neutros, de acordo com a matriz, saturação e intensidade de cada cor. O primeiro passo é dividir as cores primarias (azul, vermelho e amarelo), das cores secundárias (laranja, verde e roxo), que são a mistura das cores primarias.
Temos subdivido na imagem à esquerda os tons frios e a direita os tons quentes. O contraste e a anulação das cores é basicamente como vemos nos tutoriais de maquiagem, o vermelho é anulado pelo verde, o roxo pelo amarelo e o azul pelo laranja, portanto se o tom de sua pele for puxado para o vermelho e você usar uma peça verde você vai estar anulando a beleza natural de sua pele. Lembrando que não é necessário apenas usar as cores que fazem parte da sua cartela, mas tentar inseri-las as vezes por detalhes. Acredita-se que usando cores que te favorece é possível minimizar linhas de expressões, manchas na pele e olheiras.
A forma mais fácil de descobrir seus tons é observando a cor das veias, se for mais azuladas, ou verdes seu tom de pele é frio, se for mais puxados pro roxo ou vermelho seu tom de pele é quente. Se não conseguir identificar uma cor certa seu tom de pele é neutro, ou seja, é favorecido pela maioria das cores. Outra forma de descobrir é com moedas prata e dourada, se ver que a prata se destaca melhor seu tom é frio, se a dourada, seu tom é quente, se as duas ornarem seu tom é neutro. Se não conseguir identificar em nem uma dessas duas maneiras lembre da última vez que tomou sol, se você se queima muito fácil seus tons são quentes, se bronzeia mais fácil seus tons são frios, se você se queima e rapidamente sua pele fica mais escura ou bronzeada seu tom é neutro.
A estação que você nasceu pode ajudar a ressaltar os tons da sua pele também, no verão e no inverno as cores frias se destacam, na primavera e no outono as cores quentes. Para o verão cores como os tons pasteis, tons mais neutros puxando para o rosinha vão ficar melhor que cores vibrantes. Para o inverno, tons suaves de azul e rosa ou tons como o preto, azul marinho e o branco. Para primavera, tons suaves de amarelo e laranja. Para o outono cores mais para os tons quentes e terrosos e o verde se destacaram muito bem na pele.
As cores não precisam necessariamente estar nas roupas, podem estar em detalhes como a maquiagem o tom do cabelo, o esmalte os acessórios usados, inove, e aproxime as cores que te favorecem de seu rosto, para dar destaque e harmonia. Faça o teste com cores diferentes e observe como sua pele reage, vale a pena testar, se tiver mais interesse busque a ajuda de um profissional que é especializado na área para fazer uma consultoria mais profunda.
Por, Ivana Z. Deglesposte
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|